As oficinas de inspeção de Ensaios Não Destrutivos (END) na aviação desempenham um papel crucial na garantia da segurança e integridade das aeronaves. Essas oficinas são responsáveis por realizar uma variedade de testes não destrutivos em componentes críticos das aeronaves para detectar quaisquer defeitos, desgaste ou danos que possam comprometer sua segurança ou desempenho.



Alguns dos principais métodos de END utilizados em oficinas de inspeção de aviação incluem:


Inspeção por líquidos penetrantes:

Este método envolve a aplicação de um líquido penetrante na superfície do material a ser inspecionado. O líquido penetra em qualquer falha na superfície e, após a remoção do excesso, um revelador é aplicado para revelar as falhas.

Inspeção por partículas magnéticas:

Esta técnica é usada para detectar defeitos superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Um campo magnético é aplicado à peça e partículas magnéticas são pulverizadas sobre a superfície. Essas partículas se acumulam em qualquer falha presente, tornando-as visíveis.

Ultrassom:

O ensaio por ultrassom envolve a emissão de ondas ultrassônicas em um material para detectar defeitos internos, como trincas, inclusões e vazios. As ondas ultrassônicas são enviadas para o material e os ecos refletidos são analisados para identificar quaisquer irregularidades.

A Coopresa é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nos ensaios de Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas e Ultrassom e possui profissionais homologados para a execução das inspeções.

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